quarta-feira, 15 de maio de 2013

Não se reprima, pode gritar!

Todo mundo vê o lado lindo da gravidez. Mas esquecem de te contar que, antes disso, as chances de você passar por algumas situações chatas são grandes.

Resolvi abrir o jogo aqui e falar abertamente de como estão sendo estas primeiras semanas, coisa que a maioria das pessoas deixam de te falar.

É uma época que não dá vontade nem de falar que você está grávida, porque eu fazia uma careta e dava a sensação de que eu não estava feliz. Talvez não seja mesmo o momento de espalhar a notícia. 

Os enjoos tiram o humor, a vontade e a capacidade de qualquer ser humano. Sorte de quem não sente, porque, para mim, os dias que estou com o mal estar são insuportáveis. 

Meu primeiro medo era o fato de pegar fretado todo dia. Realmente, isso piora a situação. Já passei muito mal, já tive que correr pro banheiro, já tive um período - curto - de pânico de ônibus. Mas passou rápido, porque aprendi a respirar fundo e, principalmente, percebi que isso não é um bicho de sete cabeças. Passei a ter um saquinho perto de mim e perdi a vergonha de imaginar o que os outros vão pensar. 

É hora de pensar só em você. Se você passar mal, ninguém tem nada a ver com isso! Se você vomitar, enjoar, quiser sair correndo... faça! Uma porque é incontrolável, outra porque você não tem alternativa. 

Dizem que nesta fase só dá enjoo. Para ser sincera, eu tenho enjoo sim, bastante, mas eu também vomito muitas vezes, de parar no hospital. E nem sempre o mal estar passa depois. Mas é questão de respirar fundo, mais uma vez, e pensar coisas boas, rezar, pedir proteção. Eu imagino que por ter hérnia de hiato, um problema na boca do estômago, a coisa piore.

Nem tudo é este mar de coisas horríveis. Tem dias que passo maravilhosamente bem!!! Eu não queria me afogar em remédios, mas hoje minha dose de Dramin B6 é diária, o que tem me ajudado bastante a sobreviver.

Minhas dicas são:

- Coma pouco - no primeiro trimestre você não está comendo por dois, talvez esteja comendo por meio. Não force!
- Coma coisas mais saudáveis, como uma fruta
- Não fique muito tempo sem comer, isso dá muito enjoo
- Tenha sempre biscoito de polvilho, bolacha água e sal e torradas na bolsa
- Eu tenho comprado sucrilhos e deixo num potinho dentro da bolsa, para aquelas horas que a fome aperta, mas ainda não é hora de fazer uma boa refeição
- Reze - tenho pedido muito pra Deus me dar força, porque realmente não é um momento fácil
- Dê seu tempo para as coisas
- Descanse muito
- Evite conversar quando tiver enjoada - parece que piora

Além disso, o sono bate mesmo! Se você se pega naquele momento em que não consegue mais captar nada a sua volta, feche os olhos por cinco minutos. Isso já faz a diferença!

Mas a dica mais importante que eu dou é: lembre-se sempre qual o motivo disso tudo. Pode parecer que hoje você não dá tanta importância, mas é a razão mais especial do universo, pela qual você vai sentir a maior emoção que existe. 

E PASSA! Se apegue nisso.


Você tem Facebook? Aproveite e curta a página Lei da Gravidez e acompanhe mais novidades sobre a maternidade, a Beatriz e esse mundo maravilhoso!!!

5 comentários:

  1. Eu enjoei pra cacete, era horrivel. Falavam q gravidez não era doença, mas eu me sentia mega doente. Amiga, esquecí de te falar que passei 4 meses à base de MECLIN, pq não dá sono. Tenta. E continua rezando. A hora q o bebê nascer, falaremos sobre a verdadeira verdade da maternidade.

    ResponderExcluir
  2. O motivo de ninguem te falar dos efeitos da gravidez é porque, por Deus mesmo, a gente esquece, assim que passa. Mas a gente sabe que não é fácil, por isso que ser MÃE é tão sublime. E nessa hora a gente aprende a dar valor maior ainda à nossa mãe.
    Se não fosse esse esquecimento, acho que ninguem teria o segundo filho kkk. Porque muita coisa ainda virá por ai, mas tudo isso VALE A PENA.

    ResponderExcluir
  3. Cara... Eu tb escrevi sobre td, principalmente a parte ruim que, até então, ng tinha me dito.
    Teve a época que ne sentia horrorosa, nada feminina, e nem queria sair de casa - época di barrigão.
    Mas é isso... Passa. Td passa.
    Depois, ser mãe. Que além de incrível tem o que me pega demais: a total falta liberdade! Não podemos fazer mais nada do que queremos qdo queremos! Cansa, estresssa.
    Mas, vc tem em suas mãos o amor da sua vida, a sua razão! Então nem da pra recusar. Vc precisa e quer viver td isso!
    Li, parabéns! Te acompanharei por aqui!!!!
    Qquer coisa, só gritar, mamãe!
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  4. Ah! Desculpa os erros de digitação! Escrevendo do cel com a Malu saracoteando no colo. Fácil. :)

    ResponderExcluir
  5. Lí,
    só uma coisa: fica sussa!!!!
    Eu não vou dar dicas, mesmo pq, graças a todos os deuses, não senti nada q a grande maioria das grávidas sente: enjôos, desejos.....nada mesmo.....as xs nem parecia gravida!!! please, não me bata!!!! hihihihih.....
    mas é aquilo q vc mesma escreveu, coma varias xs ao dia, sempre de pouquinho, e de preferencia frutas. Descanse sempre q precisar tb, pq faz a diferença.
    E não precisa ficar se privando de fazer o q gosta, mesmo q seja moderado, mas faça!!!
    bjoooooooooo

    ResponderExcluir